Viajantes passageiros e amigos
As paisagens mentais são estes pensamentos que rolam pela cabeça sem parar dando base para a conduta discriminatória, com preferências e aversões, coisas boas e más, sagrado e profano e por aí vai. Também definem como interpretamos nossas percepções (aquilo que nos chega pelos sentidos) influenciando nosso comportamento e modo de vida. Quando uma questão nos incomoda está associada a um conjunto de imagens mentais, que são produtos da mente, e, portanto, podem ser recriadas e reinventadas. Dessa forma, a mudança da paisagem mental pode ser um antidoto para o sofrimento mental desnecessário.
Numa palestra perguntaram para o Lama Padma Samten como mudar as paisagens mentais. Ele usou um exemplo drástico. "Se você souber que amanhã vai ser o dia da sua morte, isso não mudaria toda sua paisagem mental?"
No budismo nunca podemos esquecer que amanhã pode ser esse dia, que só temos o agora para viver e espalhar a compaixão. Como afirma repetidas vezes mestre Dogen "Hoje aqui, amanhã desaparecidos"